Reposição Hormonal

A terapia de Reposição Hormonal é o uso de hormônios naturais ou sintéticos para repor os baixos níveis de estrogênio, progesterona e testosterona produzidos no organismo da mulher como forma de aliviar os sintomas da menopausa como ondas de calor, ressecamento vaginal e mudanças de humor.

O tratamento pode ser realizado por via vaginal, oral, transdérmica (adesivos sobre a pele ou gel), ou na forma de implantes (inseridos no subcutâneo).

Quando o assunto é reposição hormonal, algumas perguntas são bem comuns, e as mais frequentes são:

Posso fazer a reposição via oral?

A reposição hormonal oral geralmente está associada a um risco maior de desenvolver trombose venosa, se comparado com mulheres que utilizam a reposição por outra via.

A reposição tem relação com câncer de mama?

A reposição hormonal não causa câncer de mama, porém, existem situações de mulheres que têm predisposição à doença e, por isso, a reposição pode precipitar o seu aparecimento.

Por isso, é muito importante saber quando é necessário fazer reposição hormonal, já que não é indicada em qualquer pessoa. 

A testosterona faz parte da reposição hormonal?

Já em relação à testosterona, é importante avaliar o caso de cada paciente. Pois, esse hormônio pode ser indicado em alguns casos como a falta de libido.

A terapia de Reposição Hormonal deve ser individualizada, de acordo com as características de cada paciente e acompanhada de perto por um médico ginecologista.