Cuidados com as mamas durante a gestação

O leite materno é o alimento mais completo para o bebê e contribui para a boa saúde dele. No entanto, amamentar nem sempre é tarefa fácil e vai além do desejo da mulher, podendo haver dores, desconfortos e até mesmo gerar frustração se você colocou isto com prioridade. Uma forma de buscar que a amamentação flua bem é ter alguns cuidados durante a gestação para a preparação das mamas.

Vários fatores podem influenciar no sucesso, ou não, da amamentação. O tamanho das mamas, seu tipo de mamilo, que pode ser plano, invertido, grande, pequeno… Até mesmo a ansiedade pode influenciar numa amamentação adequada.

O organismo se ajusta à amamentação durante a gravidez, mas dicas como não aplicar hidratante em aréola e mamilo podem ajudar. Outra recomendação é expor as mamas ao sol diariamente por 10 minutos, antes das 10 e após às 16 horas, não esquecendo o protetor solar fora das aréolas e dos mamilos.

Para diminuir a sensibilidade do seio pode-se usar camisetas sem sutiã, para que haja atrito com a roupa e reduza a sensibilidade. O uso de um sutiã adequado para sustentar o peso das mamas é recomendado.

Além de amamentar ser muito bom para o bebê, diminui de 3 a 4% o risco de a mulher desenvolver o câncer de mama. Mulheres que amamentam por mais de seis meses têm menos chances de desenvolver a doença devido a substituição de tecido glandular por gordura nas mamas.

Vale a pena amamentar! Prepare-se e tenha bons momentos com seu bebê! Se tiver dúvidas, converse com seu obstetra ou procure um mastologista.

 

Maria Luiza Nagel
CRM/SC 10513 – Ginecologia – RQE Nº: 6154 – Mastologia – RQE Nº: 8131

Clínica Otma
Beira Mar Shopping
Rua Bocaiúva, 2302-2420 – Centro, Florianópolis – SC
Telefone: (48) 3025-4444

Viver Clínica Médica
Rua Ângelo La Porta, 64 – Centro, Florianópolis – SC
Telefone: (48) 3324-1100

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *